quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SoPa De LeTrInHaS


SoPa De LeTrInHaS

No HS – Hemisfério Sul, abaixo da LE – Linha Equatorial, território brasileiro (BRA), no ERJ – Estado do Rio de Janeiro, Cidade do RJ, antigo Estado da GB – Guanabara, circundada pelas águas da Baía da GB está localizada a IG – Ilha do Governador, nome derivativo da época de ES – Estácio de Sá,  MS – Mem de Sá, e SCS – Salvador Correa de Sá,  nomes do sec XVI..

A Ilha teve outros nomes como IP – Ilha de Paranapuã e IM – Ilha de Maracajá adotados por indígenas habitantes primeiros ou primitivos (IT – Indios Temiminós), como diriam os colonizadores do VM – Velho Mundo a descobrir o NM – Novo Mundo.  

Na IG – Ilha do Governador foi inaugurada a LCMRR – Lona Cultural Municipal Renato Russo  uma homenagem ao cantor e poeta insulano RR – Renato Russo, no Governo do Prefeito CM – César Maia. Com interferencia de WM – Wanderley Marins, político local com ascendencias do Rio Grande do Norte - RN. E apoio logístico de JR – Jayme Roldom, presidente da ONG MS - Mãos Solidárias, assim posibilitou-se a representação da administração da Lona por MM – Marcelo Mendes, tambem conhecido no meio artístico insulano como MMM - Marcelo Mendes, o Marcelinho que foi acompanhado dos seus fiéis escudeiros CB – Clauss Bernsmüller, da ONG SERPAC, CV – Clayton Verlaine e BB – Bruno Baterista, participantes da BR – Banda Reforma. Criando assim os RH – Recursos Humanos formadores do  GR – Grupo Reformando na GAC - Gestão Administrativa Cultural da LCMRR.  

A inauguração da LC foi registrada por DA – Domenico Aversa no CRHIG – Centro de Referencia Histórica da Ilha do Governador,.e com certeza nos livros do LC – Lions Club e dos RC – Rotary Clubes da IG.

A LCMRR está localizada no Aterro do Cocotá, Parque Poeta Manoel Bandeira, próximo a UPA e a BARCAS S/A antes denominada de STBG – Serviço de Transportes da Baía da Guanabra.. Em sua construção estava previsto abrigar um posto da GM -  Guarda Municipal e material da COMLURB – Companhia de Limpeza Urbana.

O dito aparelho público teve toda estruturação administrativa, cultural, contábil e financeira implantada por MF ~ Márcio França e ZA  - Zé Antonio, que já tinham experiencia em administração de aparelhos públicos municipais de cultura e entretenimentos. Logo depois da inauguração entrou DM – Diogo Mauro, adepto do PV, na coordenação da agenda artística da Lona da Ilha, aparentemente uma indicação de SR – Sérgio Ricardo, ambientalista envolvido com diversas questões ambientais do ERJ. Muitos ou alguns o consideram um ecochato ou um biodesagradável. Logo depois participou RC - Roberto Cardoso, na gestão administrativa da LCMRR, cerca de um ano..

RC- Roberto Cardoso, participou criando, fazendo e fornecendo soluções administrrativas. Estratégias e controles, uma GQ – Gestão de Qualidade, que chegaria a uma GQT – Gestão de Qualidade Total, fato incompreendido pelos administradores.. Tendo em vista que não havia procedimentos deste tipo. Criou uma AGLC – Auto Gestão de Limpeza e Conservação, com normas e procedimentos. Confeccionou um MC – Mapa de Chão, possibilitando uma compreenção geral do espaço a ser administrado. Estabeleceu sobre o MC um claviculário, um QC – Quadro de Chaves, com números e cores, setores e seções, já que para abrir uma porta era necessário testar mais de vinte chaves.

RC Incentivou oficinas de desenho e pintura com VP – Valdir Pereira. Juntos fizeram concursos e gincanas de pintura. Eventos comemorativos do Aniversário da IG sob o nome de FM – Fórum Maracajá.  

RC ainda elaborou e confeccionou um EL – Espaço Lúdico com tabuleiro de damas/xadres onde os participantes do jogo poderiam circular sobre o tabuleiro, entre as peças e movimentando as peças..

Semanalmente na Lona havia a presença do Dr. Rochinha técnico de som com seus fios, plugs  e tomadas. Receitou Danoninho,.Chambinho e Xaropinho ao Marcelinho. A LC RR inaugurou com tecnologia. PC de luz com grande capacidade, uso de NET, PC, USB,  NOTEs e NETs. MS – Mesa de Som, ML – Mesa de Luz e MF – Máquina de Fumaça..

A LCMRR foi local de exposições de PET e EVA. Apresentações teatrais com direito a rotunda e camarins.

Na época da inauguração da LCMRR, a IG  sintonizava a Rádio FM ILHA. Registravam-se atividades do FM - Fórum Maracajá, durante a Semana de Aniversário da Ilha do Governador (05/09). O FM foi uma idealização, realização e coordenação de RC – Roberto Cardoso com o apoio de AR – Áureo Ramos, AS – Adriano Soares e GDA – Gilberto D’Alma, além da RA - Região Administrativa e Subprefeitura da IG, em contato permanente com os Subprefeitos.

Nesta mesma época eram intensas as atividades do CCS – Conselho Comunitário de Segurança da 17ª AISP – Área Integrada de Segurança Pública.  Presidido por JR e secretariado por RC. Haviam reuniões restritas com comandantes e dirigentes do 17º BPM – Batalhão de Polícia Militar, 19º GBM – Grupamento de Bombeiro Militar, 12ª IGM – Inspetoria da Guarda Municipal e 17ª DP – Delegacia de Polícia..

Nas reuniões abertas do CCS, encontravam-se e reuniam-se representantes da FAMIG – Federação da Associações de Moradores da Ilha do Governador,  com seu presidente de GM vermelho. As AMAs – Associação de Moradores e Amigos, de diversos bairros insulanos, Representantes do IN – Ilha Notícias, do JG – Jornal Golfinho, do BPM, da DP da GM, do GBM, da Z-10 e da XX RA ou AR, para discutir assuntos relativos a IG. Vez por outra a presença do RJ TV era percebida na IG.  A época atuaram um trio de Robertos, RC -  Roberto Cardoso (CCS), RL – Roberto Lucente (GBM) e RAL – Roberto Alves de Lima  (BPM).

Participavam ainda das reuniões do CCS, o SERPAC, a SUIPA, a AMAFRE, o/a CCIG – ou Conselho Comunitário da IG ou a Câmara Comunitária da IG,  e representantes do CMS – Conselho Municipal de Saúde e Centro Municipal de Saúde e ainda o INPS. Representanres da ACEIG – Associação Comercial e Empresarial da Ilha do Governador.

A IG tem fama internacional com o GIG/AIRJ TJ - Tom Jobim e suas empresas, possui dois terminais de passageiros TPS 1 e TPS 2 e um  UAC -  Unidade de Apoio e Comando.  Foi construido a partir da casa da FAB, uma antiga fábrica de aviões, do MAER com a BAGL.

A IG ainda conta com a representação de outra FA – Força Armada, do MMar, com o CFN - Corpo de Fuzileiros Navais, o CPqM – Centro de Pesquisas da Marinha e ERMRJ – Estação Rádio da Marinha do Rio de Janeiro coma a qual o FM e RC realizaram alguns Eventos..

A representação carnavalesca é por conta da GRESUIG - Gremio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador.  Várias agencias da ECT. A presença da BR não se dá apenas nos postos  de gasolina, existe a TORGUA que recebe e destina produtos da REDUQ por via marítima, atracando navios nos dolphins  P1 e P2 na Baía da GB – Guanabara..

Não podemos esquecer-nos das atuações de profissionais na LCMRR, como MCMS - Myrian Cristina Magno Stanchi; AS – Ale Soares; GB – Guilherme Batista; DM - Douglas Martins. O grande design da Ilha, MHV - Mago Hippie Velho. TM - Tânia Macau; HAP - Helio de Assis Pinto; CP - Carlos Padilha; SR - Sergio Ricardo. AM – Alarico Moura. Arere e outros..

Poetas e artistas de destaque e participação na LC da IG e no ambiente cultural da IG: MM – Myrian Magno; SS - Severiano Sarmento. HAP - Helio de Assis Pinto; PHC - Paz Helena Cabral CB - Claudia Bendinskas. E o AP – Andarilho das Praias...

Hoje ao acessar WWW, entrar na NET percebemos pelos comentáios no FB que a LC da IG está mais para OUT do que IN. Com falta de AR e dores de cabeça que nenhum  AS resolve, em breve poderemos ver a Lona no CTI ou UTI do HPMPW, ou do HFAG,  fazendo um  ECC – ecocardiograma..um teste de MHV, de Muitos dizem poucas e boas sobre a equipe da LCMRR, que a equipe é só anda em FM – “fazendo merda”

O mundo todo conhece a IG pelas asas da PANAIR, como disse ER – Elis Regina e uma infinidade de  outras asas como: AA – American Airlines ou Aerolíneas Argentinas, BUA, BOAC,  JAL,  KLM,  LAB, LADECO, LAP, PLUNA, SAA, SAS, TAM, TAP, TIA, TWA, VARIG, VIASA, United e outras. Anteriormente a ampliação do GIG, aviões em direção ao SDU, época da VASP e do/da Cruzeiro, com uma vida Sadia, cruzavam os céus da IG com seus C-47, DC-3, DC-4, DC-6 F-27 YS-11....

Convem providencias. SR MM, preserve a memória de RR antes de sintonizar em AM/FM para que as luzes não fiquem RED, e que ela a LC da IG vá parar no PS, CAPS ou PW com  complicações e ETC.

 

 
RC - Roberto Cardoso
Sócio Efetivo do IHGRN
Cientista Social
RM & KRM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário