Portais
e paradigmas da educação e da informação
1ª
Parte
A cidade de Natal/RN sediou
um simpósio internacional sobre educação (24 a 26 de abril de 2013), tendo como
tema os estudos e conceitos de Pierre Bourdieu, sociólogo frances (1930 -
2002). Um dos mais renomados e respeitados sociólogos dos últimos tempos.
O evento internacional
aconteceu na Universidade Federal ─ UFRN, no auditório da Reitoria e contou com
a presença de palestrantes, organizadores e ouvintes brasileiros, avec de France e de La Argentina,
promovendo um encontro com uma diversidade de povos e com uma universalidade
dos conhecimentos. Cada palestrante explanou resultados e observações a partir
de uso das teorias e dos conhecimentos bourdiesianos. Em uma situação
específica de um projeto de pesquisa particular, em um espaço geográfico
delimitado e em um tempo determinado, as condições entendidas como científicas
para realização de estudos e pesquisas.
É fato que a internet
socializa o conhecimento. Mas as instituições públicas e privadas também tem
esta responsabilidade, é a nova ordem social difundida e defendida pelas
sociedades científicas e instituições de fomento á pesquisa. A popularização do
conhecimento e informação que deixam de circular apenas em círculos e periódicos
científicos, para circular também em veículos de mídias de maior alcance
popular.
Faculdades, universidades e
centros educacionais são estruturas estruturadas e estruturantes que colaboram
não somente com a formação de alunos, mas também levando o conhecimento e ações
ás comunidades próximas realisando atividades de extensão universitária. Não só
a montanha vai a Maomé como Maomé vai à montanha também.
No ano de 2013 também já
ficou o marco da comemoração do acontecimento pedagógico e educacional em
Angicos/RN, a experiência de implantação do Método Paulo Freire. Quando foram
alfabetizados em 45 dias, 300 trabalhadores com seu método, em quarenta horas
de aula. Freire, um defensor de uma
educação crítica, respeitando a cultura, a história e a sociedade do educando,
com uma postura vigilante evitando praticas de discriminatórias e bullying. Bourdieu entende que o aluno entra no
processo escolar com um conhecimento anteriormente adquirido, um capital
intelectual adquirido por vivencias e convivências.
Já no ano de 2012, também a
UFRN, discutiu a acessibilidade em um congresso estadual e uma jornada interna.
A acessibilidade de alunos na universidade para não só aos portadores de
dificuldades de locomoção, mas também com dificuldades de inserção intelectual
e conhecimento (Trilogias da Gestão da Qualidade, JH em 24/09/12).
Depois de tantas ações
educacionais de inclusão e exclusão, o RN disputa os últimos lugares entre os
estados brasileiros em taxa de alfabetização. Os melhores índices, menores
taxas de analfabetos, estão em Natal e Parnamirim (Tribuna do Norte,
maio/2013).
Natal/RN vem vivenciando um boom no mercado imobiliário e no mercado
educacional, mas vem passando dificuldades, nas acessibilidades, no transito e
no mercado da educação, com concorrências mercadológicas, desesperos e
atropelos no transito e nas faculdades.
Qualidade no atendimento e responsabilidade civil
Outros eventos de cunho
pedagógico e educacional traçando e desenvolvendo métodos, técnicas e
estratégias estão por vir. O IFRN – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
do RN vai sediar alguns (mai/jun 2013).
Paulo Freire e Pierre
Bourdieu são apenas dois paradigmas a serem estudados e respeitados. Neste
momento de início de século surgiram e surgem novas perspectivas de informação
com a globalização, e o mundo vai aos poucos se tornando um só.
O aluno de hoje está capitalizado
de conhecimento e argumento. As tecnologias de informação já estão em suas mãos
antes de se inscrever nos vestibulares. E dentro de sala equipado com
minicomputadores tem acesso a uma gama enorme de conhecimentos, que o professor
precisará saber e reconhecer de antemão se são fontes confiáveis, as
pesquisadas na internet, feitas pelo aluno. Caso contrário poderá ficar em má
situação diante da turma.
Portais são símbolos e
locais de passagem de uma dimensão a outra. De um mundo visível para o
invisível, daquilo que enxergamos a outras situações que passamos a enxergar
mais. Uma passagem do mundo que vemos e vivemos a um mundo do imaginável que
ainda não vivemos nem enxergamos. Uma transposição do profano para o sagrado,
do admissível ao inadmissível, do incompreensível ao compreensível. Portais nos
levam a outra dimensão, seja uma dimensão desconhecida ou a uma nova dimensão
do conhecimento.
O grande desafio lançado aos
coordenadores, professores e gestores de todas as áreas de educação é para
alcançar o ritmo proporcionado pelas tecnologias da informação colocando o
conhecimento e a informação ao mesmo tempo ao alcance dos olhos e das mãos de
cada um.
A informação está á
disposição de todos. Bastando que se tenha um computador e ponto de acesso à
internet. O computador não discrimina quem o use, a internet não impede a
entrada, basta saber alguns comandos simples, não importando ser inspetor ou
servente, aluno ou atendente, professor ou coordenador. Não importa ser,
diretor, mestre, doutor ou acionista majoritário. O conhecimento está ao
alcance das mãos e na altura dos olhos.
Durante a época do auge do radio
e da TV, quando bastava ligar o aparelho à corrente elétrica, para ouvir ou
assistir noticiários e telejornais era comum o uso da gíria que dizia ser
necessário “estar ligado”. Na era das antenas parabólicas e transmissões via
satélite a gíria passou a ser estar “antenado” com os acontecimentos. Com o
computador e internet a gíria evoluiu para estar “conectado”. Agora é necessário
estar “linkado”. E ficamos aguardando o próximo momento tecnológico vinculado a
uma nova gíria, porque hoje o mundo já está na palma da mão.
Os portais do conhecimento estão
abertos, a internet é uma realidade. Mas quem não sabe o que procura, não saberá
entender o que encontra.
Blog di Gestão da Qualidade
Parte II
Parnamirim/RN - 13/05/2013
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Roberto
Cardoso
(Maracajá)
Cientista Social
Jornalista
Científico
Técnico em
Meteorologia
Reiki Master e
Karuna Reiki Master
Sócio Efetivo do
IHGRN
(Instituto
Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
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