terça-feira, 4 de março de 2014

Qualidade e Gestão na Copa (4)

Qualidade e Gestão na Copa (4)


In the Word Cup 2014, o Brasil e as cidades sedes dos jogos deverão receber visitas de turistas nacionais e turistas vindos de outros países, próximos e distantes. Visitas daqueles países que estarão participando com suas seleções na Copa, daqueles países que não foram classificados para a Copa, e daqueles que aproveitarão o afluxo de turistas ao Brasil, sentindo-se assim mais confortáveis e protegidos em um país que detém famas internacionais de ser povoado por indígenas e foras da lei.

Turistas de países que detém poderes políticos, bélicos e econômicos, mas nem sempre detém um conhecimento, um saber. Seus poderes encobrem e simulam um saber. Simulam poderes e conhecimentos, fizeram uma ‘disneyrização’ nas crianças do mundo, no século passado, construindo suas visões, ideias e intenções.

Países que construíram suas próprias gerações com informações irreais.  No globo terrestre, a maioria dos países desenvolvidos está acima da linha do Equador, o norte. Embora a Terra vista no espaço, não tenha um referencial de Norte ou Sul. Mapas têm países e continentes do primeiro mundo maior que a escala referenciada.

Livros didáticos americanos já mostraram a Amazônia como um território pertencente ao mundo, uma reserva de recursos potenciais. Estudantes estrangeiros já confundiram a capital brasileira como sendo Buenos Aires; outros habitantes do mundo ainda imaginam o Brasil um local com selvas, índios e animais perigosos.

A chefa de estado brasileira, Dilma Rousseff, em palestra no exterior cometeu deslizes quanto às relações de divisão federativa e divisão geográfica: Amazônia e Amazonas, região geográfica e estado brasileiro. Associou a ocupação pelo homem e a administração municipal, com proteção ambiental e exploratória da maior floresta tropical do mundo. Conceitos não muito bem explicados e aplicados: urbanização, desenvolvimento e desmatamento.

A cadência da história mostra que muitos fenômenos sociais acontecem antecipadamente no chamado primeiro mundo, o mundo desenvolvido. Bipolaridade do mundo (Jornal de Hoje em 02/09/12). Fenômenos como ocupação e exploração dos recursos minerais e vegetais, fenômenos sociais, políticos e urbanos.

Daí a fenomenologia ser um modelo científico utilizado em analises e visões cientificas. Fenômenos meteorológicos podem ser previsíveis, mas com resultados imprevisíveis, o mesmo se da com os fenômenos sociais. Vitrúvio (sec. 27 a.C) já entendia a chuva sendo uma água boa, por ter sua origem em mananciais mais sutis. Mas com o ar descontrolado poderia espalhar violência com a força dos ventos.

A fenomenologia é um modelo de analise e descrição para desenvolver teorias e trabalhos científicos, surgida a partir de crises nos modelos científicos. Utilizada em artigos científicos, TCCs, monografias, dissertações e teses. Em países desenvolvidos já aconteceram fenômenos sociais com inúmeros personagens que viviam e agiam fora da lei, à margem da sociedade, marginalizados. O Brasil revive e sempre reviveu momentos anteriores já vividos por outros países, com novos personagens, em outros tempos e outros espaços. Situações sociais, psicológicas e fisiológicas diferentes.

Receberemos visitas de onde sempre partiram as ideias, os povoamentos e os norteamentos. O Brasil sempre foi norteado, sempre olhou para o norte do planeta, na bussola e no papel, a ponto de esquecer que existe um norte e um nordeste interno sempre abandonado.

O homem é um ser social, as empresas e as cidades são formadas por pessoas e estas funcionam como seres vivos e comportamentais. São dois os tempos que não podemos fazer nada, o passado e o futuro, o ontem e o amanhã. É preciso acompanhar as cidades e as empresas no seu dia a dia, resolvendo problemas que aconteceram ontem, e garantir um bom funcionamento hoje. E um melhor amanhã.

Este acompanhamento pari passu se chama gestão, e uma gestão que objetiva uma melhora contínua, uma qualidade. E é necessária uma gestão da qualidade não apenas na copa, mas também na cozinha e no salão, seja ele de vendas ou de produção; embarque e desembarque, e até mesmo de refeição.


Entre Natal e Parnamirim/RN ─  01/03/2014


Texto escrito para:

Jornal de Hoje.





Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento

Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento

Key Words: management; quality;  knowledge


Roberto Cardoso
(Maracajá)

ESTRATEGISTA



INFORMÁTICA EM REVISTA |ANO 8 | Nº 89 |PAG 20
 DEZEMBRO 2013 | NATAL/RN
PRÊMIO
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013
Categoria Colunista em Informática




023.1461.13
CMEC - Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN
Cientista Social
Jornalista Científico
Reiki Master & Karuna Reiki Master

Colunista de Informática em Revista

Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)


E-MAIL:  rcardoso.gti@terra.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário