Qualidade
no atendimento
e
Responsabilidade civil.
É muito comum ver nas
cidades de Natal/RN e Parnamirim/RN, estabelecimentos comerciais com vagas
disponibilizadas para automóveis, inclusive, vagas para portadores de
dificuldades de locomoção e vagas para idosos. Isto é possível de ser
verificado somente, exclusivamente e unicamente em respeito à legislação.
Mas também é muito comum ver
vagas de deficientes físicos e idosos ocupadas por portadores de outras
deficiências: de cidadania; de respeito ao próximo; de falta de atenção e de
obediência civil. Enormes pick-ups que ocupam duas vagas, ultrapassando os
limites da vaga no sentido latitudinal e longitudinal, querendo demonstrar o
poder fictício dos seus ocupantes. Carros encostados junto as parede dos
estabelecimentos (“Jack and JAC” – JH em 10/09/12), dificultando e impedindo o
transito de pedestres, no espaço ali destinado. O desenho universal e as regras
de acessibilidade visão disponibilizar um espaço livre de no mínimo 1,20m, para
circulação de pedestres sobre as calçadas. O desenho universal une a
necessidade de todos, e as normas de acessibilidade estabelecem espaços
suficientes para deslocamento de uma cadeira de rodas e uma pessoa em sentido
contrário. Espaço suficiente para transito de carrinhos de bebe. Mas também se
vê absurdamente, carros estacionados diante da porta do comércio impedindo ou
diminuindo o acesso ao estabelecimento, ao degrau, à rampa, que substitui o
degrau, como se pretendessem adentrar ao comércio e chegar ao balcão com o
veículo.
Link para Jack and JAC
Os gerentes e proprietários quando
questionados sobre estas ocupações irregulares em suas supostas calçadas e
estacionamentos, se eximem de uma culpa ou responsabilidade. E transferem a
culpa para a irresponsabilidade e falta de educação de seus clientes e usuários
motorizados. Resta lembrar aos nobres cidadãos proprietários e gerentes de
estabelecimentos comerciais, que qualquer imprevisto ou infortúnio: acidente ou
incidente, furto e até assalto dentro dos limites do estabelecimento é de sua
inteira responsabilidade. E para perceber o peso da responsabilidade, basta que
aconteça algo com um cidadão conhecedor de seus direitos, e procurar os canais e
órgãos competentes na busca de uma indenização.
A falta de uma vaga
reservada no estacionamento, por ocupação irregular. O impedimento da
circulação de pedestres em faixas de segurança. Podem representar uma parcela a
menos no total de clientes de um estabelecimento comercial. Tudo isto vale para
o espaço público e privado. O comércio como grande acolhedor de clientes deve
preservar pela segurança deles (os clientes) ao acessar e sair das suas
instalações comerciais.
Hoje um dos cursos mais
procurados em faculdades é o curso de direito, Procurado por jovens no ingresso
na carreira de uma profissão, ou por adultos buscando novos conhecimentos.
Adultos procurando novas colocações e ocupações. Cada um vem buscando conhecer
seus direitos por conta própria. Cidadão consciente não precisa fazer concurso
na OAB para conhecer direitos e deveres. Gestão da qualidade começa na entrada
do estabelecimento, de onde se estima e avalia a qualidade do serviço e do atendimento.
Parnamirim/RN - 07/02/2013
|
|
P
|
|
P
|
|
Palavras chaves:
Comunicologia; Gestão da Qualidade; Acessibilidade
Keywords:
Communicology
Palabras claves:
Comunicologia
Stichworte:
Kommunikologie
|
Roberto Cardoso
(Maracajá)
Marine and Land Survey
Cientista Social
Técnico em Meteorologia
Produtor Cultural |
Agente Cultural | Ativista Cultural
Reiki Master &
Karuna Reiki Master
Sócio Efetivo do
IHGRN
(Instituto
Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
|
Publicado
|
|
Jornal de HOJE
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário