terça-feira, 1 de outubro de 2013

GQ & QG (Parte 7)


Gestão da Qualidade e Qualidade da Gestão (Parte 7)

 

A história infantil dos Três Porquinhos e o Lobo Mal mostrou a evolução e a qualidade dos materiais de construção. Mostrou que tipo de material deve ser utilizado na construção civil para ter uma construção sólida, resistente às intempéries. Conhecimento aprendido desde a época que era um hábito contar e ouvir histórias. Um conhecimento inculcado às crianças, o objetivação do melhor.

Hoje importamos modelos de analises da gestão da qualidade, Quality Management, conceitos americanos e americanizados. Vem ocorrendo uma epidemia com uma febre de ISOs. Conceitos e modelos que buscam a Total Quality Management, a qualidade total dos processos administrativos, comerciais e industriais.

A mecanização da agricultura também caminha para um processo de produção com modelos de uniformidade. Produtos agrícolas de padrões uniformes com forma, peso e tamanho stadartizados, textura, sabor e padrão. Modelos alcançados com padronização de plantio e colheita, resultados de pesquisas genéticas e mecanização, desde a produção da semente à colheita do produto. O agricultor planta o que o mercado pede e o mercado paga o que lhe convém e agrada. E o agricultor só consegue vender aquilo que o mercado exige: o melhor dentro do seu próprio conceito. Vivemos a eterna posição de terceiro mundo, de dependência de produtos, de serviços e de conceitos, o subdesenvolvimento tecnológico e racional.

Enquanto a agricultura se padroniza, revivemos a época do santo do pau oco. No passado metais e pedras preciosas eram retirados do nosso território ocultos em estatuas de santos, ocas, confeccionadas para este objetivo. Hoje outro mineral precioso tem sido retirado do país, agora de forma legal, a água.

A água é utilizada no abastecimento e irrigação da agricultura em uma região onde reina a seca. Frutos são bem cultivados, são bem cuidados no seu manuseio e são exportados a países que não possuem grandes reservatórios de água potável.

E o “Sistema S” vai construindo e formando os novos personagens de um novo feudalismo, agora são empreendedores, microempresários e empresas individuais. O tempo do feudalismo vivido na Europa esta chegando agora no Brasil.

Usamos modelos estrangeiros de vocabulários importados, que mesmo traduzindo suas palavras, não entram no vocabulário nacional, não são assimiladas e nem utilizadas no dia a dia, dá-se preferência ao estrangeirismo. Análise da matriz SWOT ─ Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Nacionalizando, seria uma analise FOFA, de Forças e Fraquezas, de Oportunidades e Ameaças.

Profissionais para mostrar uma importância e um destaque, utilizam-se do jargão internacional, justamente para mostrar que estão conectados e atualizados com as grandes descobertas. As chamadas poderosas ferramentas de gestão da qualidade.

Possuímos bagagem cultural, conhecimento e profissionais capacitados para criar modelos próprios, Como manuais MIRNAs (Modelos Indicadores de Resultados Norteados por Ações), e manuais MARINAs (Modelos Avançados para Resultados com Indicadores Norteados por Ações). As mulheres tem uma herança de conhecimento das bruxas, que com suas poções de elementos da terra criam e criavam soluções, e com suas vassouras de um lado para o outro voavam e espanam o indesejável.

Todos os modelos estão moldados na observação e nos resultados. O Brasil foi descoberto por uma elite dominante no século, mas nossos antecedentes naturais já estavam aqui radicados, cuidando, plantando e colhendo. Temos os conhecimentos de nossos antepassados, e a mulher esta mais ligada á terra do que o homem.

 

PDF

 
Entre Natal e Parnamirim/RN ─  01/10/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário