domingo, 30 de dezembro de 2012

Riscos de uma Gestão de Qualidade e Logística Urbana


RISCOS DE UMA GESTÃO DE QUALIDADE
e Logística Urbana.

 Ao se constituir uma empresa é necessário percorrer uma enormidade de processos burocráticos, contábeis, administrativos e de engenharias. Para abrir as portas de um negócio, seja de produtos ou de serviços, mais uma infinidade de processos e licenças. Em uma empresa com grande volume de pessoas transitando diariamente ainda se faz necessário plantas de acessibilidade, plano de combate e escape de incêndio, mapas de riscos. Em fim, muitos planos e processos preventivos de riscos e acidentes.

Para se realizar um grande evento é necessário autorização da Prefeitura, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Informar à Delegacia de Polícia e à Guarda Municipal Disponibilizar ambulâncias particulares ou SAMU, para remoções emergenciais e pequenos atendimentos de urgência. Antecipadamente deve ser consultado o órgão responsável pelas vias urbanas, caso haja necessidade de modificação no transito, para traçar planos alternativos de sinalização e mobilidade. O órgão responsável pela iluminação pública também é acionado, promovendo aumento da iluminação local.

A prefeitura analisa a viabilidade da mobilização urbana, faz a cobrança de uma taxa de uso do espaço público, e dá outras providencias. A Polícia Militar destaca um efetivo para uma ronda ou segurança na medida da proporção do evento O Corpo de Bombeiros na condição de Defesa Civil, preserva a segurança dos participantes. Cabe aos bombeiros a inspeção e verificação de estruturas e equipamentos que possam causar danos a terceiros

Um evento a céu aberto não é muito diferente de uma empresa, já que é um empreendimento, mesmo que temporário, e alguém deve se responsabilizar por possíveis e eventuais, danos e acidentes aos participantes, ou à terceiros. “A probabilidade de eu estar vivo hoje é zero”, disse Albert Einstein (1879-1955), em uma de suas conferencias. A vida é finita, não há dinheiro que pague uma vida, toda prevenção é justificável. “Portanto não se deve confiar nas probabilidades” (A. E.)

Aos organizadores cabe a contratação de pessoal qualificado para montar equipamentos e estruturas fazendo ARTs, a Anotação de Responsabilidade Técnica. Documento exigido pelo Conselho Regional de Engenharia. Para que em caso de sinistro, alguém deverá ser responsabilizado pela falha técnica ou estrutural.

Natal/RN tem vivido diversas amarguras (Quiche de ginga com jiló – JH de 08/12/12 e Níveis de planejamento estratégico – JH de 10/12/12), na sua estrutura e mobilidade Falta de leitos em hospitais, falta de ambulâncias para remoção de pacientes e acidentados. Falta de coleta do lixo. Danos no calçadão da praia de Ponta Negra. Ausência de sinalização de transito, vertical e horizontal. Carência de policiamento ostensivo e preventivo.

Vésperas de Réveillon da passagem de ano. Festas e movimentações urbanas na orla estão previstas. Parece que as moscas que andam zunindo sobre a enorme quantidade de lixo espalhado pela cidade, andam zumbindo também sobre as cabeças dos governantes. 
Que a noite da ‘virada’ seja animada por Uskaravelho e não por uns caras doidos. E que prevaleça a afirmação de que Deus é brasileiro, conduzindo e protegendo a todos. FELIZ ANO NOVO !.


30/12/2012

Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
Marine Survey | Técnico em Meteorologia
Cientista Social | Escritor | Jornalista Científico
Produtor Cultural | Agente Cultural | Ativista Cultural
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
Sócio Efetivo do IHGRN
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário